Arquitetar plataformas de dados e de aprendizagem automática
by Marco Tranquillin, Valliappa Lakshmanan, Firat Tekiner
Capítulo 9. Estendendo uma plataforma de dados usando híbridos e de borda
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Até agora, neste livro, discutimos como planejar, projetar e implementar uma plataforma de dados usando os recursos de uma Cloud pública. No entanto, há muitas situações em que uma única Cloud pública não será suficiente, porque é inerente ao caso de utilização que os dados sejam originados, processados ou armazenados noutro local - pode ser nas instalações, em vários hiperscalers ou em dispositivos inteligentes ligados, como smartphones ou sensores. Em situações como estas, há um novo desafio que tem de ser abordado: como é que se fornece uma visão holística da plataforma para que os utilizadores possam efetivamente misturar e juntar os dados espalhados por diferentes locais? Neste capítulo, aprenderás as abordagens, as técnicas e os padrões de arquitetura que a tua organização pode adotar ao lidar com estas arquitecturas distribuídas.
Além disso, há outras situações em que é necessário fazer com que os dados funcionem em um ambiente parcialmente conectado ou desconectado. Neste capítulo, aprenderás a lidar com esse tipo de situação, aproveitando uma nova abordagem, chamada computação de borda, que pode trazer uma parte dos recursos de armazenamento e computação para fora da Cloud e para mais perto do próprio sujeito que está a gerar ou a utilizar os dados.
Porquê Multicloud?
Como líder ...