Capítulo 5. Eventos estruturados são os elementos constitutivos da observabilidade
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Neste capítulo, examinamos o bloco de construção fundamental da observabilidade: o evento estruturado. A observabilidade é uma medida de quão bem podes compreender e explicar qualquer estado em que o teu sistema possa entrar, por mais novo ou bizarro que seja. Para isso, tens de ser capaz de obter respostas a qualquer pergunta que possas fazer, sem antecipar ou prever a necessidade de responder a essa pergunta com antecedência. Para que isso seja possível, primeiro tens de cumprir vários pré-requisitos técnicos.
Ao longo deste livro, abordamos os muitos pré-requisitos técnicos necessários para a observabilidade. Neste capítulo, começamos com a telemetria necessária para entender e explicar qualquer estado em que o teu sistema possa estar. Fazer qualquer pergunta, sobre qualquer combinação de detalhes de telemetria, requer a capacidade de cortar e dividir arbitrariamente os dados ao longo de qualquer número de dimensões. Também requer que a tua telemetria seja recolhida em resolução total, até ao nível lógico mais baixo de granularidade que também mantém o contexto em que foi recolhida. Para a observabilidade, isso significa reunir a telemetria no nível por serviço ou por pedido.
Com as métricas à moda antiga, tinhas de definir métricas personalizadas logo à partida se quisesses ...