Capítulo 5. Tipos condicionais
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Neste capítulo, vamos dar uma boa olhada em um recurso que é exclusivo do Typescript: tipos condicionais. Os tipos condicionais nos permitem selecionar tipos com base em verificações de subtipo, permitindo que nos movamos no espaço de tipos e obtenhamos ainda mais flexibilidade em como queremos projetar interfaces e assinaturas de função.
Os tipos condicionais são uma ferramenta poderosa que te permite criar tipos em tempo real. Faz com que o sistema de tipos do Typescript se torne completo, como mostrado nesta edição do GitHub, o que é excelente, mas também um pouco assustador. Com tanto poder nas tuas mãos, é fácil perder o foco nos tipos que realmente precisas, levando-te a becos sem saída ou a criar tipos que são demasiado difíceis de ler. Ao longo deste livro, discutiremos o uso de tipos condicionais de forma minuciosa, sempre reavaliando se o que fazemos realmente leva ao nosso objetivo desejado.
Repara que este capítulo é muito mais curto do que os outros. Isto não se deve ao facto de não haver muito a dizer sobre os tipos condicionais: muito pelo contrário. É mais porque veremos uma boa utilização dos tipos condicionais nos capítulos seguintes. Aqui, queremos concentrar-nos nos fundamentos e estabelecer uma terminologia que possas usar e consultar sempre que precisares de alguma magia de tipos.