Capítulo 6. Tipos literais de cadeia de caracteres
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
No sistema de tipos do TypeScript, cada valor é também um tipo. Chamamos-lhes tipos literais e, em união com outros tipos literais, podes definir um tipo que é muito claro acerca dos valores que pode aceitar. Toma como exemplo os subconjuntos de string. Podes definir exatamente quais as cadeias de caracteres que devem fazer parte do teu conjunto e excluir uma série de erros. O outro extremo do espetro seria novamente o conjunto completo de cadeias de caracteres.
Mas e se houver algo entre os dois? E se pudéssemos definir tipos que verificam se certos padrões de strings estão disponíveis, e deixar o resto ser mais flexível? Os tipos literais de cadeia de caracteres fazem exatamente isso. Permitem-nos definir tipos em que certas partes de uma string são predefinidas; o resto é aberto e flexível para uma variedade de utilizações.
Mas ainda mais, em conjunto com tipos condicionais, é possível dividir strings em pedaços e reutilizar os mesmos pedaços para novos tipos. Esta é uma ferramenta incrivelmente poderosa, especialmente se pensares na quantidade de código em JavaScript que depende de padrões dentro de strings.
Neste capítulo, analisamos uma variedade de casos de uso para tipos literais de cadeia de caracteres. Desde seguir padrões simples de strings até extrair parâmetros e tipos com base em strings de formato, ...