Apêndice B. Catálogo de antipadrões de desempenho
Neste apêndice, apresentamos um pequeno catálogo de antipadrões de desempenho. A lista não é, de forma alguma, exaustiva e há, sem dúvida, muitos outros ainda por descobrir.
Distrai-te com o Brilhante
A tecnologia mais recente ou mais interessante é muitas vezes o primeiro alvo de afinação, uma vez que pode ser mais excitante explorar o funcionamento de uma tecnologia mais recente do que vasculhar o código legado. Também pode acontecer que o código que acompanha a tecnologia mais recente seja mais bem escrito e mais fácil de manter. Ambos os factos levam os programadores a olhar para os componentes mais recentes da aplicação.
Exemplo de comentários
"É um problema inicial - temos de ir ao fundo da questão."
"É provável que seja o componente X que introduzi e sobre o qual tenho lido mais."
Realidade
-
Muitas vezes, trata-se apenas de um tiro no escuro e não de um esforço de afinação ou de medição da aplicação.
-
O programador pode ainda não compreender totalmente a nova tecnologia e vai mexer em vez de examinar a documentação - muitas vezes, na realidade, causando outros problemas.
-
No caso das novas tecnologias, os exemplos em linha são frequentemente para conjuntos de dados pequenos ou de amostra e não discutem as boas práticas de expansão para uma dimensão empresarial.
Debate
Este antipadrão é comum em equipas recém-formadas ou menos experientes. Ansiosos por provar o seu valor, ou para evitar ficarem presos ao que ...