Capítulo 1. Definição de otimização e desempenho
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Otimizar o desempenho de Java (ou de qualquer outro tipo de código) é muitas vezes visto como uma arte obscura . Existe uma mística sobre a análise de desempenho - é normalmente vista como um ofício praticado pelo "hacker solitário, que é torturado e tem um pensamento profundo" (um dos tropos favoritos de Hollywood sobre computadores e as pessoas que os operam). A imagem é a de um único indivíduo que consegue ver profundamente um sistema e encontrar uma solução mágica que faz com que o sistema funcione mais rapidamente.
Esta imagem é frequentemente associada à situação infeliz (mas demasiado comum) em que o desempenho é uma preocupação de segunda classe das equipas de software, o que cria um cenário em que a análise só é feita quando o sistema já está em apuros e precisa de um "herói" do desempenho para o salvar.
A verdade é que a análise de desempenho é uma mistura estranha de empirismo duro e psicologia humana mole. O que importa são, ao mesmo tempo, os números absolutos das métricas observáveis e a forma como os utilizadores finais e as partes interessadas se sentem em relação a elas. A resolução deste aparente paradoxo é o tema do resto deste livro.
Desde a publicação da primeira edição, esta situação só se agravou. À medida que cada vez mais cargas de trabalho se deslocam para a Cloud e os sistemas ...