Capítulo 11. Implementando a observabilidade em Java
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Neste capítulo, verá como aplicar os princípios e as ideias do último capítulo a sistemas Java/JVM reais e de produção, o que incluirá os três pilares de métricas, rastreamentos e logs.
Usaremos três tecnologias principais para os nossos exemplos - Micrometer, Prometheus e OpenTelemetry. No entanto, deve ser claramente entendido que estas tecnologias têm diferentes domínios de aplicabilidade e, na prática, muitos sistemas reais usarão algumas ou todas elas em conjunto para fornecer uma implementação completa de observabilidade.
Há também muitas outras tecnologias em uso no terreno, com diferentes níveis de maturidade - de facto, um dos problemas difíceis da observabilidade é gerir a complexidade das possíveis implantações.
Um segundo problema relacionado: a observabilidade é, por definição, destinada a ser utilizada para compreender sistemas de software complexos e arquitecturas variadas. Isto significa que, embora exista um conjunto emergente de padrões, não existe uma única forma "correta" de implementar a observabilidade - a melhor solução para um determinado sistema de software depende dos detalhes.
Neste capítulo, vamos utilizar a aplicação Fighting Animals, do Capítulo 8, como exemplo.
Aviso
As escolhas arquitectónicas que fazemos para observar o Fighting Animals não são necessariamente as melhores escolhas ...