Capítulo 15. O desempenho moderno e o futuro
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Neste capítulo, vamos olhar para o futuro do desempenho do Java e da JVM, especialmente no que se refere à realidade das implantações nativas em Cloud. Discutiremos várias tecnologias que não estão presentes (ou estão presentes apenas como recursos de incubadora ou de pré-visualização) no Java 21. Isso reflete o princípio de que só cobrimos os recursos finais presentes em uma versão LTS na parte principal do livro, e reservamos a discussão de recursos não finais para este capítulo.
Novos padrões de concorrência
Nesta secção, vamos discutir alguns novos padrões para sistemas concorrentes que são permitidos por threads virtuais e algumas novas funcionalidades relacionadas que "seguem" as threads virtuais - especificamente concorrência estruturada (JEP 453) e valores com escopo (JEP 446).
Nota que, a partir do JDK 21, tanto a concorrência estruturada como os valores com âmbito de aplicação estão em estado de pré-visualização, pelo que não podem ser utilizados em aplicações de produção.
Concorrência estruturada
A primeira das duas novas APIs é conhecida como concorrência estruturada. Trata-se de uma API para o tratamento de threads, que fornece uma abordagem para que as tarefas cooperantes (normalmente threads virtuais) sejam consideradas e geridas coletivamente como uma coleção de subtarefas.
Poderá ser útil recordar ...