Parte II. Definindo os teus próprios tipos
Bem-vindo à Parte II, onde vais aprender tudo sobre tipos definidos pelo utilizador. Os tipos definidos pelo utilizador são tipos que tu, como programador, crias. Na primeira parte deste livro, foquei-me principalmente nos tipos que o Python fornece. No entanto, estes tipos foram criados para casos de utilização geral. Não te dizem nada sobre o domínio específico em que estás a operar. Em contraste, os tipos definidos pelo utilizador servem como um canal no qual expressas conceitos de domínio na tua base de código.
Precisas de construir tipos que representem o teu domínio. O Python fornece algumas formas diferentes de definir os teus próprios tipos de dados, mas deves ter cuidado com a forma que escolhes. Nesta parte do livro, vamos ver três tipos diferentes definidos pelo utilizador:
- Enumerações (
Enums) -
As enumerações fornecem ao programador um conjunto restrito de valores.
- Classes de dados
-
As classes de dados representam uma relação entre diferentes conceitos.
- Classes
-
As classes representam uma relação entre diferentes conceitos, com uma invariante que tem de ser preservada.
Aprenderás tudo sobre como utilizar estes tipos de uma forma natural e como se relacionam entre si. No final da Parte II, iremos modelar os dados do teu domínio de uma forma mais natural. As escolhas que fazes ao conceber os teus tipos são cruciais. Ao aprenderes os princípios subjacentes aos tipos definidos pelo utilizador, comunicarás melhor com os futuros ...