Capítulo 1. Conceitos de API
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
O termo API significa interface de programação de aplicativos. Neste livro, focamos em um tipo específico de API, ou seja, APIs baseadas em rede. Após examinar a história das APIs, você terá uma visão geral das APIs abordadas no livro. As APIs serão comparadas com base nas caraterísticas que definem o estilo da API.
Para além das diferenças entre os vários estilos de API, irá explorar conceitos comuns a todas as APIs baseadas em rede. Aprenderá sobre as razões pelas quais as APIs são criadas, incluindo tratá-las como produtos e rentabilizá-las. Percorrerá o processo do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) de criação de APIs, bem como a sua governação e gestão. Compreender estes elementos irá ajudá-lo a identificar a API que corresponde às suas necessidades.
Antes de explorarmos as APIs específicas abordadas neste livro, vamos primeiro analisar o conceito de APIs e a sua história.
O que é uma API?
O termo interface em interface de programação de aplicações refere-se a um ponto de interação onde as entidades comunicam entre si. Uma entidade pode, por exemplo, ser um utilizador, um sistema ou uma organização.
AFigura 1-1 ilustra um exemplo de uma interface entidade-entidade. A imagem mostra uma fotografia de microscópio eletrónico de uma agulha e de um disco de vinil. A agulha interage com a superfície do vinil. As ranhuras ...