Prefácio
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Quer te apercebas ou não, a presença de APIs é omnipresente. Sem APIs, o teu smartphone não conseguiria obter as últimas previsões meteorológicas e a missão de controlo terrestre não conseguiria comunicar através da rede espacial profunda da NASA com a tripulação ou com os satélites activos em órbita da Terra.
As API têm um poder transformador, e o sector financeiro é um exemplo disso. Hoje em dia, não precisas de ir pessoalmente a um banco para fazeres os teus recados. Podes fazer a maior parte das coisas através da Web, utilizando um smartphone (aplicação móvel) ou através de uma chamada telefónica.
As APIs estão por detrás do sucesso de grandes empresas tecnológicas como a Amazon, Google, Microsoft, OpenAI, Revolut e Salesforce, gerando quantidades substanciais de receitas através de canais digitais. As APIs são as veias através das quais os dados fluem, e algumas tecnologias como a Kubernetes não funcionariam sem elas.
A interface de programação de aplicações(API) pode ter significados diferentes consoante o contexto. O termo está principalmente associado ao software, mas também pode ser aplicado ao hardware. No contexto do software, uma API pode descrever uma interface de biblioteca ou uma API baseada em rede (o termo mais comummente associado).
Definimos API como um ponto de interação que permite a comunicação entre componentes de software. A API ...