Capítulo 2. Padrões de design de API
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Este capítulo do é um guia prático para a fase de design do ciclo de vida da API. O objetivo é aumentar a conscientização sobre tópicos comuns de API, como padrões de design de API, padrões de segurança de API e melhores práticas de API.
Um padrão de design de software é um plano para resolver um problema específico e comum na criação de software. O design de uma API é um processo multidimensional, mas certos desafios são comuns, independentemente do estilo da API. Os padrões de design podem orientar o desenvolvimento de soluções para esses desafios.
Este capítulo apresenta estes padrões individualmente, num formato semelhante a um livro de receitas, para o ajudar a seleccioná-los e a integrá-los no seu processo de conceção. Para ver como os padrões de conceção de API são aplicados na prática, implementará alguns destes padrões no Capítulo 5 ao construir um exemplo de API REST.
Exemplos de padrões de projeto de API
Independentemente do estilo de API com que trabalhas, precisas de responder a questões como: que linguagem natural utilizar para a documentação da API, como versionar a API, como nomear interfaces, que codificação utilizar e como servir dados. Esta secção explora os padrões normalmente utilizados para responder a estas questões.
Para estudar mais a fundo os padrões de projeto de API, recomendamos API Design Patterns ...