Capítulo 11. Mensagens
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Este capítulo discute APIs no contexto de sistemas de mensagens baseados em corretores, que chamamos de APIs baseadas em corretores. O capítulo tem como objetivo familiarizá-lo com padrões comuns de mensagens e fornecer as habilidades necessárias para implementá-los e documentá-los. Em particular, você trabalhará com o corretor de mensagens RabbitMQ.
Várias arquiteturas de aplicativos que usam mensagens foram propostas nas últimas décadas. No início dos anos 2000, uma arquitetura orientada a serviços (SOA) permitia a troca de mensagens através de um Enterprise Service Bus (ESB), um sistema de comunicação para aplicativos de software que interagem. Em meados dos anos 2000, chamou-se a atenção para a EDA, que permite que os sistemas respondam uns aos outros com base nas mensagens criadas por eventos. Tanto o ESB como a EDA usavam middleware orientado a mensagens (MOM) como componente para a passagem de dados entre aplicações. Na década de 2010, as arquiteturas de microsserviços ganharam adoção e continuam a usar MOM, como ActiveMQ, Amazon SQS, Azure Service Bus, Google Cloud Pub/Sub, Kafka, RabbitMQ ou Redis.
Nota
O termo MOM foi criado no final do século XX.1 Embora não seja mais usado nas discussões atuais, MOM representa a ideia de usar um componente para mediar trocas de mensagens, com ou sem o corretor envolvido.