Capítulo 3. Network+
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
No Capítulo 1, , exploramos os conceitos comuns de troca de dados em redes de computadores, como modos de transmissão e sincronicidade. Este capítulo apresenta os protocolos de rede. Explica por que os protocolos de rede e suas APIs programáticas são necessários e como são usados. Esses conceitos são demonstrados na prática, implementando um servidor e clientes ECHO do Protocolo de Controle de Transmissão (TCP).
Ao longo do capítulo, familiarizar-te-ás com ferramentas de software como netcat, scapy, openssl, tcpdump, e tshark, e utilizá-las-ás para explorar os conceitos básicos dos protocolos TCP e Transport Layer Security (TLS), o que te ajudará a compreender como as várias APIs abordadas neste livro comunicam através da rede.
Protocolos de rede
Já te perguntaste o que acontece ao nível da rede quando um browser abre um site? O objetivo deste capítulo, e do Capítulo 4 a seguir, é examinar alguns dos detalhes de como essa comunicação de rede é realizada.
O objetivo da rede é permitir a comunicação, facilitando a troca de dados. Como os computadores de hoje são binários, a rede consiste em levar os 0s e 1s de um lado da comunicação para o outro.
Nota
O canal de comunicação utilizado para trocar dados binários não precisa de ser ele próprio binário. Por exemplo, um pombo-correio pode ajudar a transferir pedaços de dados binários.
Como exemplo, ...