Capítulo 4. Protocolos Web
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Em o capítulo anterior, você usou o TCP/IP para enviar e receber uma sequência de bytes representando um texto. Essa ideia é a base do Hypertext Transfer Protocol (HTTP), o protocolo mais usado na Web atualmente.
Este capítulo descreve o HTTP, seu propósito e evolução. Explora programaticamente as variações do protocolo, usando ferramentas de análise de rede como netcat, tcpdump, iperf, curl, nghttp2, tshark, ou Wireshark. Acreditamos que a introdução cronológica das versões do HTTP permite uma explicação mais suave dos recursos do HTTP, que de outra forma poderiam ser esmagadores.
As demonstrações do HTTP e do protocolo QUIC relacionado ao nível do pacote de rede irão prepará-lo para os tópicos de nível mais alto das APIs baseadas em rede, com foco nas APIs que usam HTTP. A discussão neste capítulo concentra-se nos recursos do HTTP da perspetiva dos clientes da API da Web, incluindo navegadores da Web.
O que é hipertexto?
O termo hipertexto foi introduzido por Ted Holm Nelson em 1965:1
Deixa-me introduzir a palavra hipertexto para significar um corpo de material escrito ou pictórico interligado de uma forma tão complexa que não poderia ser convenientemente apresentado ou representado em papel.
Ted Holm Nelson, 1965
No entanto, este não é o único significado de hipertexto.2 A Web de hoje centra-se mais no aspeto de ligação de informação ...