Apêndice B. Instalando o Git
Por isso, antes de poderes usar o Git, tens de o instalar. Os passos para instalar o Git dependem muito do fornecedor e da versão do teu sistema operativo. Este apêndice descreve como instalar o Git no Linux, macOS e Microsoft Windows. Também partilhamos como podes obter o código fonte do Git e depois construir e instalar a partir dele.
Usando distribuições binárias do Linux
Muitos fornecedores de Linux fornecem pacotes binários pré-compilados para facilitar a instalação de novas aplicações, ferramentas e utilitários. Cada pacote especifica suas dependências, e o gerenciador de pacotes da distribuição normalmente instala os pré-requisitos e o pacote desejado de uma só vez (bem orquestrado e automatizado).
Debian/Ubuntu
Na maioria dos sistemas Debian e Ubuntu, o Git é oferecido como uma coleção de pacotes, onde cada pacote pode ser instalado independentemente, dependendo das tuas necessidades. Antes do lançamento da versão 12.04, o pacote Git primário chamava-se git-core. A partir da versão 12.04, passa a chamar-se simplesmente git. Exemplos de outros pacotes Git incluem git-gui, gitk, gitweb, e git-svn.
Como as distribuições variam muito, é melhor procurar no depósito de pacotes da tua distribuição para obter uma lista completa de pacotes relacionados com o Git.
Este comando instala a última versão (estável) do Git no teu sistema operativo Debian/Ubuntu:
$ apt-get install git
Outras distribuições binárias
Para instalar o Git noutras distribuições ...