Capítulo 14. Ganchos
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Os hooks do Git permitem-te ajustar as operações padrão do Git. É possível usar um gancho do Git para executar um ou mais scripts arbitrários sempre que um evento específico, como um commit ou um patch, ocorrer no seu repositório. Normalmente, um evento é dividido em várias etapas prescritas, e podes associar um script personalizado a cada etapa. Quando o evento Git ocorre, o script apropriado é chamado no início de cada etapa.
Os hooks pertencem e afectam um repositório específico e não são copiados durante uma operação de clonagem. Por outras palavras, os hooks que configuraste no teu repositório privado não são propagados e não alteram o comportamento do novo clone. Se, por alguma razão, o teu processo de desenvolvimento exigir hooks no repositório de desenvolvimento pessoal de cada programador, organiza a cópia do diretório .git/hooks através de outro método (não clone).
Não confunda isso com a inicialização de um novo repositório. Quando o comando git init é especificado, o Git copia os hooks disponíveis para o novo repositório; estes podem incluir os hooks de amostra padrão que o Git fornece ou alguns hooks personalizados que você especifica em um caminho configurável definido através do mecanismo de diretório de modelo.
Neste capítulo, começamos discutindo os tipos disponíveis de hooks do Git e como instalá-los e, em seguida, guiamos-te ...