Capítulo 17. Dicas, truques e técnicas
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Com uma infinidade de comandos e opções, o Git é um recurso rico para efetuar alterações variadas e poderosas a um repositório. Às vezes, porém, os passos reais para realizar uma determinada tarefa são um pouco evasivos. Por vezes, o objetivo de um determinado comando e opção não é realmente claro ou perde-se numa descrição técnica.
Este capítulo fornece uma coleção de dicas, truques e técnicas que destacam a capacidade do Git de fazer transformações interessantes.
Rebase interativo com um diretório de trabalho sujo
Frequentemente, ao desenvolver uma sequência de alterações multicommit num ramo local, apercebemo-nos que precisamos de fazer uma modificação adicional a um commit que fizemos anteriormente na sequência. Em vez de escrever uma nota sobre isso de lado e voltar a ela mais tarde, como opção, podemos editar imediatamente e introduzir essa alteração diretamente num novo commit e adicionar uma nota na entrada do registo do commit, lembrando-nos que deve ser esmagada num commit anterior.
No entanto, quando eventualmente conseguirmos limpar a nossa sequência de commits e quisermos utilizar git rebase -i, podemos encontrar-nos com um diretório de trabalho sujo. Neste caso, o Git recusar-se-á a fazer o rebase:
$ git show-branch --more=10 [main] Tinker bar [main^] Squash into 'More foo and bar' [main~2] Modify bar [main~3] ...