Capítulo 1. Introdução ao Git
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Simplificando, o Git é um localizador de conteúdos. Dada esta noção, o Git partilha os princípios comuns da maioria dos sistemas de controlo de versões. No entanto, a caraterística distinta que torna o Git único entre a variedade de ferramentas disponíveis atualmente é o facto de ser um sistema de controlo de versões distribuído. Esta distinção significa que o Git é rápido e escalável, tem uma coleção rica de conjuntos de comandos que fornecem acesso a operações de alto e baixo nível, e está optimizado para operações locais.
Neste capítulo, aprenderás os princípios fundamentais do Git, as suas caraterísticas e os comandos básicos git, e receberás algumas orientações rápidas sobre como criar e adicionar alterações a um repositório.
Recomendamos vivamente que dediques algum tempo a compreender os conceitos importantes aqui explicados. Estes tópicos são os blocos de construção do Git e ajudar-te-ão a compreender as técnicas intermédias e avançadas para gerir um repositório Git como parte do teu trabalho diário. Estes conceitos fundamentais também te ajudarão a aumentar a tua aprendizagem quando analisarmos o funcionamento interno do Git nos capítulos agrupados na Parte II, "Fundamentos do Git", Parte III, "Competências intermédias", e Parte IV, "Competências avançadas".
Componentes do Git
Antes de mergulharmos no mundo dos comandos ...