Capítulo 10. Princípios arquitectónicos de origem colectiva
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
No capítulo anterior, argumentei que, embora uma estratégia tecnológica seja essencial para um alinhamento eficaz, raramente é suficientemente específica para orientar a tomada de decisões de arquitetura no dia a dia, especificamente quando se responde à pergunta "Como vamos fazer isto?". Para isso, é necessário um maior nível de detalhe sobre o acordo partilhado.
Este capítulo apresenta uma forma de alcançar esse detalhe: capturar explicitamente os princípios de arquitetura - que são compromissos chave, o terceiro mecanismo de alinhamento - que deixam claro como você pretende coletivamente construir e executar seus sistemas de software. Vou apresentar-te o que são bons princípios de arquitetura, como se encaixam no processo de aconselhamento, como obtê-los das equipas e como evoluem com o passar do tempo.
A existência de princípios de arquitetura mitigará os três sinais de alerta de falta de acordo essencial: decisões que levam à duplicação de esforços não diferenciadores, debates repetidos sobre os mesmos pontos fundamentais e decisões técnicas que têm precedência sobre as funcionais.
Princípios arquitectónicos de origem de todos os envolvidos
Os princípios de arquitetura são um meio de capturar acordos chave sobre como pretendes coletivamente desenhar os teus sistemas de software. Eles são uma ...