Parte III. Encontrar o teu caminho através do cenário de decisão
Neste momento, já estás bem preparado com elementos - tanto nucleares como de apoio - para reforçar a tomada de decisões descentralizada. Mas decidir continua a ser difícil. A Parte III oferece apoio a todos os que participam nesta prática central de arquitetura para que estejam conscientes da dinâmica complexa das decisões em sistemas sociotécnicos. Aprenderás como as decisões realmente funcionam.
O Capítulo 12 foca nos aspectos mais suaves, mais pessoais e humanos da decisão. Analisa em particular como o enquadramento, a criatividade, o preconceito e o medo desempenham um papel muito maior do que gostamos de admitir nas decisões de software. Introduz formas de pensar, abordagens, listas de verificação e mais do que uma pitada de ciência cognitiva, para que possas ficar mais consciente das tuas fragilidades humanas e não sejas vítima delas enquanto praticas arquitetura.
O Capítulo 13 alarga o âmbito para além do indivíduo, considerando a melhor forma de abordar as decisões de arquitetura de arquitetura, ou o que é mais coloquialmente conhecido como "incógnitas desconhecidas", e a imprevisibilidade e o poder do software que surgem a partir delas. Analisa em profundidade a dor que a variabilidade pode causar na prática da arquitetura se não for abordada antes de passar para uma série de princípios e estratégias comprovados para trabalhar com a variabilidade e usá-la para desbloquear todo o poder do software.