Parte II. Alimentando e evoluindo a tua cultura de confiança descentralizada
Na Parte I, aprendeste a combinar o processo de aconselhamento em arquitetura com os ADRs para formar a base de uma prática colectiva de arquitetura. Na Parte II, vamos dar um passo em frente, analisando os elementos que podem apoiar a tua decisão descentralizada de arquitetura, alimentando e desenvolvendo a tua cultura de confiança.
O Capítulo 7 começa por dar um passo atrás, explorando a forma como os centros de poder e a governação são redefinidos quando o processo de aconselhamento é introduzido. Considera para onde se desloca a responsabilidade pelas decisões (para quem toma e inicia a decisão) e como o espaço que abre para o desenvolvimento de uma cultura de confiança tem de ser conscientemente protegido.
Mas como? Com um ou mais elementos de apoio opcionais. Nos restantes capítulos da Parte II, descrevo uma série destes elementos de apoio. Cada um deles reconhece uma necessidade sistémica específica que possas estar a sentir. Tal como acontece com o processo de aconselhamento sobre arquitetura e os ADR, estes elementos de apoio são enganadoramente simples e os capítulos que os apresentam incluem uma discussão sobre o que podem conter e como podem ser colocados, encaixados, evoluídos e potencialmente redundantes.
O Capítulo 8 apresenta o primeiro elemento de apoio, que transforma as reuniões normais de aprovação da arquitetura num fórum de aconselhamento sobre arquitetura: um espaço específico ...