Capítulo 16. Sobre a liderança
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Com toda a descentralização de poder em curso, podes ter ficado com a impressão de que não havia espaço no processo de aconselhamento para a liderança. Mas, como diz Peter Drucker, o famoso teórico da gestão do século XX, "só há três coisas que acontecem naturalmente nas organizações: fricção, confusão e desempenho insuficiente. Tudo o resto requer liderança".
Concordo plenamente.
Quando fazes a transição para uma abordagem descentralizada da arquitetura, a liderança é essencial e continua a sê-lo quando a metamorfose estiver concluída. De facto, tal como uma abordagem descentralizada à prática da arquitetura resulta em mais arquitetura, o mesmo se pode dizer da liderança.
No entanto, até agora, quase não mencionei a liderança no livro. Este capítulo corrige esse desequilíbrio, começando por esclarecer o que a liderança não é, antes de discutir as abordagens de liderança que não descentralizam a decisão e as equipas auto-organizadas, autogeridas e auto-sustentadas.
Em seguida, esclarecerei onde esta liderança é necessária durante a transição para uma abordagem descentralizada da arquitetura. Mostrarei como não é apenas na prática da arquitetura, mas também na decisão e na criação e realização da estratégia. A liderança é também necessária para estabelecer e manter o contrato social, bem como para promover uma cultura de inclusão ...