Capítulo 1. APIs assíncronas
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Introdução
Uma grande parte das APIs abordadas neste livro são assíncronas. Quando chamas uma destas funções ou métodos, podes não receber o resultado de imediato. APIs diferentes têm mecanismos diferentes para te devolver o resultado quando estiver pronto.
Funções de retorno
O padrão assíncrono mais básico é uma função de retorno de chamada. Esta é uma função que passas para uma API assíncrona. Quando o trabalho estiver concluído, ela chama a tua função de retorno de chamada com o resultado. Os retornos de chamada podem ser usados sozinhos ou como parte de outros padrões assíncronos.
Eventos
Muitas APIs do browser são baseadas em eventos. Um evento é algo que acontece de forma assíncrona. Alguns exemplos de eventos são:
-
Clica num botão.
-
O rato foi movido.
-
Concluiu um pedido de rede.
-
Ocorreu um erro.
Um evento tem um nome, como click ou mouseover, e um objeto com dados sobre o evento que ocorreu. Isto pode incluir informações como o elemento em que se clicou ou um código de estado HTTP. Quando ouve um evento, fornece uma função de retorno de chamada que recebe o objeto de evento como argumento.
Os objectos que emitem eventos implementam a interface EventTarget, que fornece os métodos addEventListener e removeEventListener. Para ouvir um evento num elemento ou noutro objeto, podes chamar addEventListener ao mesmo, passando ...