Capítulo 16. Trabalhar com a consola
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Introdução
Apesar das tuas melhores intenções, as coisas podem e vão correr mal com o teu código. Existem várias ferramentas de depuração disponíveis para ti. Os browsers actuais têm poderosos depuradores incorporados que te permitem percorrer o código e inspecionar os valores das variáveis e expressões. No entanto, por vezes, podes querer manter as coisas simples e utilizar aconsola.
Na sua forma mais básica, interage com a consola chamando console.log com uma mensagem. Essa mensagem é impressa no console JavaScript do navegador. Embora seja mais detalhado do que a depuração baseada em pontos de interrupção, às vezes ainda pode ser útil registrar e inspecionar valores em tempo de execução.
Para além de um simples console.log, há outras coisas que podes fazer com a consola, tais como agrupar mensagens, utilizar contadores, apresentar tabelas e até mesmo estilizar a tua saída com CSS. Existem também outros níveis de registo (error, warn, debug) que podes utilizar para categorizar e filtrar as mensagens da consola.
Estilizar a saída da consola
Problema
Queres aplicar algum CSS à saída de registo da tua consola. Por exemplo, talvez queiras aumentar o tamanho da fonte e mudar a cor.
Solução
Utiliza a diretiva %c na sua mensagem de registo para indicar o texto que pretende estilizar. Para cada utilização de %c, adiciona outro ...