Capítulo 10. Trabalhar com ficheiros
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Introdução
Ler e escrever ficheiros fazem parte de muitas aplicações. No passado, não podias trabalhar com ficheiros locais dentro do browser. Para ler dados, carregavas um ficheiro para um servidor backend, que o processava e devolvia os dados ao browser.
Para escrever dados, o servidor enviava um ficheiro descarregável. Sem os plug-ins do browser, não havia uma forma de trabalhar diretamente com ficheiros.
Atualmente, os browsers têm suporte de primeira classe para ler e escrever ficheiros. O tipo de entrada file abre um seletor de ficheiros e fornece dados sobre o ficheiro selecionado. Também podes limitar os ficheiros suportados a extensões ou tipos MIME específicos. A partir daí, a API File pode ler o conteúdo do ficheiro para a memória.
Dando um passo em frente, a API do sistema de ficheiros permite que o teu código JavaScript interaja diretamente com o sistema de ficheiros local, sem necessitar de uma entrada de ficheiro para selecionar um ficheiro primeiro (embora, dependendo das definições, o utilizador possa ter de conceder permissão!)
Podes utilizar estas APIs para criar editores de texto, visualizadores de imagens, leitores de áudio ou vídeo e muito mais.
Carregar texto de um ficheiro
Problema
Pretendes carregar alguns dados de texto do sistema de ficheiros local do utilizador.
Solução
Utiliza um <input type="file"> ...