Capítulo 4. Pedidos de Network+
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Introdução
Seria difícil encontrar uma aplicação Web hoje em dia que não enviasse pedidos de rede. Desde o início da Web 2.0 e da nova abordagem conhecida como Ajax (Asynchronous JavaScript and XML), as aplicações Web têm enviado pedidos assíncronos para obter novos dados sem recarregar a página inteira. A API XMLHttpRequest iniciou uma nova era de aplicações JavaScript interactivas. Apesar do nome, XMLHttpRequest (ou XHR, como às vezes é conhecido) também pode trabalhar com JSON e cargas de dados de formulário.
O XMLHttpRequest foi um divisor de águas, mas a API pode ser difícil de trabalhar. Eventualmente, bibliotecas de terceiros, como Axios e jQuery, adicionaram APIs mais simplificadas que envolviam a API XHR principal.
Em 2015, uma API mais recente baseada em Promise chamada Fetch tornou-se um novo padrão, e os navegadores começaram gradualmente a adicionar suporte a ela. Hoje, o Fetch é a maneira padrão de fazer solicitações assíncronas de seus aplicativos Web.
Este capítulo explora o XHR e o Fetch, bem como algumas outras APIs paracomunicação em rede:
- Balizas
-
Um simples pedido POST unidirecional ideal para enviar dados analíticos
- Eventos enviados pelo servidor
-
Uma ligação persistente unidirecional com um servidor para receber eventos em tempo real
- WebSockets
-
Uma ligação persistente bidirecional para comunicação bidirecional ...