Capítulo 9. A API Web Speech
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Introdução
Em a era dos dispositivos inteligentes e dos assistentes, a tua voz tornou-se outro método de introdução de dados muito utilizado. Quer estejas a ditar uma mensagem de texto ou a pedir a previsão meteorológica para amanhã, o reconhecimento e a síntese de voz estão a tornar-se ferramentas úteis no desenvolvimento de aplicações. Com a API Web Speech, podes fazer com que a tua aplicação fale ou ouça a entrada de voz de um utilizador.
Reconhecimento de fala
A API Web Speech traz o reconhecimento de voz para o browser. Assim que o utilizador te der permissão para utilizar o microfone, ouve o discurso. Quando reconhece uma série de palavras, desencadeia um evento com o conteúdo reconhecido.
Nota
O reconhecimento de voz pode ainda não ser suportado por todos os browsers. Consulta o CanIUse para obteres os dados de compatibilidade mais recentes.
Precisas da permissão do utilizador antes de começares a ouvir a fala. Devido às definições de privacidade, a primeira vez que tentas ouvir, é solicitado ao utilizador que conceda à tua aplicação permissão para utilizar o microfone (ver Figura 9-1).
Figura 9-1. Um pedido de permissão de microfone no Chrome
Alguns navegadores, como o Chrome, utilizam um servidor externo para analisar ...