Capítulo 19. Reflexões finais
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Introdução
Espero que tenhas achado as receitas e APIs abordadas neste livro úteis e interessantes. Espero que tenhas sido capaz de aplicar o que aprendeste neste livro para melhorar as tuas aplicações JavaScript.
Em defesa das bibliotecas de terceiros
Um dos temas principais deste livro é o facto de poderes fazer muita coisa sem precisares de bibliotecas de terceiros. Isto é verdade, mas não sintas que tens de evitar bibliotecas de terceiros a todo o custo. Por vezes, a utilização das APIs incorporadas no browser evita que precises de uma dependência, mas poderás ter de escrever código adicional para o adaptar ao que estás a tentar fazer.
Algumas APIs do navegador podem ser difíceis de trabalhar. Vê a API IndexedDB, por exemplo. É uma camada poderosa de persistência e acesso a dados, mas sua API é baseada em callback e pode ser difícil de trabalhar. Existem bibliotecas disponíveis que envolvem o IndexedDB e fornecem uma API mais simples - ou, em alguns casos, mais poderosa. Por exemplo, Dexie.js envolve o IndexedDB com uma API baseada em Promise.
No final, tudo é uma solução de compromisso. Se tiveres espaço de sobra no teu pacote JavaScript para proporcionar uma experiência de desenvolvimento mais fácil, provavelmente vale a pena.
Detecta funcionalidades, não versões de browsers
Se precisares de verificar se o utilizador está ...