Capítulo 5. Serviços de terceiros
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Durante o desenvolvimento de um produto, chegará um momento em que terás de utilizar um serviço de terceiros. Os serviços de terceiros oferecem funcionalidades complexas ou proprietárias que existem fora da tua base de código e da tua empresa. O serviço de terceiros é normalmente gerido por outra empresa; paga uma taxa para o utilizar e tem acesso a apoio quando as coisas correm mal.
Os serviços de terceiros surgem quando necessitas de funcionalidades que demorariam muito tempo a implementar, seriam difíceis de manter e provavelmente necessitariam de uma equipa própria, como sistemas de pagamento, autenticação/autorização, monitorização e registo para a tua aplicação.
Neste capítulo, vou falar-te sobre:
-
Escolher serviços de terceiros
-
Implementar um serviço de terceiros no teu sistema
-
Gerir erros, interrupções e actualizações
Trabalhar com serviços de terceiros vai surgir em algum momento, por isso é melhor ires com uma ideia daquilo em que te estás a meter. Normalmente, o serviço de terceiros fornece uma API ou um kit de desenvolvimento de software (SDK) como um pacote npm que instalas na tua aplicação, mas terás de fornecer algum tipo de credenciais para aceder a todas as funcionalidades. Existem também alguns SDKs que existem sem um serviço apenas para te dar uma funcionalidade específica.
Tem em atenção que existe ...