Capítulo 27. Criando um pipeline de CI/CD
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Agora que já passaste pelo processo de integração do front-end e do back-end, juntamente com toda a infraestrutura e serviços de que necessitas, podes automatizar as implementações com um pipeline CI/CD (integração contínua e implementação contínua). Dessa forma, podes garantir que todas as tuas implementações para produção ou outros ambientes funcionam sempre da mesma forma. Este é um padrão para quase todas as organizações em que possas trabalhar.
Ter um pipeline CI/CD automatizado incentivará a tua equipa de desenvolvimento a fazer lançamentos pequenos e frequentes. Vais trabalhar em parceria com a equipa DevOps para construir e manter este pipeline. A tua contribuição será ter uma compreensão profunda de como a aplicação funciona e como deve ser executada. Dessa forma, podes ajudar a definir variáveis de ambiente e versões de tempo de execução, e podes certificar-te de que os comandos corretos estão a ser executados para colocar a aplicação num estado implementável.
Neste capítulo, abordarei:
-
Usando o CircleCI para configurar um pipeline de CI/CD
-
Seleção de ferramentas para simplificar os teus pipelines
-
Configurar diferentes ambientes e as suas finalidades
-
Utilizar o GitHub como parte do teu processo
Estão disponíveis muitas opções e ferramentas para configurar o teu pipeline, e vou analisar algumas que ...