Capítulo 12. Monitorização, registo e tratamento de incidentes
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Agora que já construíste o teu backend, está na altura de analisar mais profundamente as tuas ferramentas de monitorização e registo. É aqui que vais obter a informação de que precisas para descobrir o que está a acontecer na tua aplicação em diferentes ambientes e decidir como lidar com isso.
Configuraste o registo em todo o teu código, por isso já sabes o que registar e tens muito para testar e verificar. O objetivo agora é obter insights significativos do que já está sendo registrado, como descobrir quando os incidentes estão ocorrendo e resolvê-los.
Neste capítulo, abordar-te-ei:
-
Utilizações múltiplas para registos e dados de monitorização
-
Como funcionam as diferentes ferramentas
-
Planos de incidentes para a produção com base em registos e monitorização
A monitorização e o registo não existem apenas para quando algo corre mal. Contam-te a história sobre o que se passa em toda a tua aplicação full stack e mesmo ao nível da infraestrutura. Se souberes exatamente o que acontece com a aplicação e quando acontece, então podes descobrir porque acontece. Isto dá-te a oportunidade de exercitar alguma criatividade e participar na direção que o produto vai tomar.
Utilizações para registos e monitorização
Vamos começar por definir o que são o registo e a monitorização. Se te lembras do Capítulo 9 ...