Capítulo 19. Considerações sobre a segurança do front-end
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
A segurança é outra área do front-end que deve ser a principal preocupação à medida que implementas novas funcionalidades. A segurança é extremamente importante e engloba tantos detalhes que mereceria um livro próprio, mas este capítulo cobrirá o suficiente para que saibas do que deves estar ciente.
Já aprendeste sobre algumas das vulnerabilidades e soluções para a segurança no backend no Capítulo 8. O frontend é normalmente a parte mais acessível de um produto e pode atuar como uma porta de entrada para ataques ao servidor. Agora tens de considerar coisas como as vulnerabilidades do browser e as formas como os utilizadores maliciosos podem manipular o fluxo de funcionamento da aplicação para obterem mais acesso do que deveriam. Pensa na forma como armazenas e transmites dados no frontend, porque tudo o que é carregado no browser está acessível aos utilizadores se estes abrirem as ferramentas de desenvolvimento. Tu e a tua equipa têm de encontrar um equilíbrio entre a conveniência do utilizador e a segurança.
Neste capítulo, abordarei:
-
Mais sobre o OWASP Top 10
-
Vetores de vulnerabilidade comuns
-
Como atacar uma aplicação
-
Formas como os atacantes podem obter informações diretamente do browser
-
Estratégias para reduzir o número de possibilidades de ataque
Terás de verificar quaisquer leis e regras ...