Capítulo 25. Fazendo implantações
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Agora que já tens os testes de integração implementados, está na altura de decidir quando queres fazer implementações e qual deve ser a estratégia por detrás delas. Cada implementação que fazes é significativa para alguém, quer seja o programador a trabalhar numa alteração, um engenheiro de garantia de qualidade a fazer testes de funcionalidades e de regressão, os intervenientes a dar uma vista de olhos ou os teus utilizadores finais. Cada implementação também afecta outra coisa. Quando fazes alterações no backend, isso vai afetar o frontend, mesmo que indiretamente. O envio de alterações no frontend afecta qualquer pessoa que trabalhe com o produto através dessa parte da aplicação.
Ter uma estratégia e compreender o calendário das implementações é essencial para evitar surpresas. Quando implementas alterações, isso afecta a organização e a reputação da tua equipa em termos de qualidade e fiabilidade. Estas são algumas das coisas em que tens de pensar. Pode ser fácil considerar que o teu trabalho está terminado assim que todas as alterações de código tiverem sido integradas, mas este é o início de um dos teus trabalhos mais visíveis.
Neste capítulo, abordarei:
-
Actualizações só de frontend ou só de backend
-
A Blue-green implementa
-
Canary implementa
-
Estratégias para efetuar reversões
Tal como tiveste de considerar muitas ...