Capítulo 11. Módulos, Pacotes e Guloseimas
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Durante a tua escalada de baixo para cima, progrediste dos tipos de dados incorporados para a construção de dados e estruturas de código cada vez maiores. Neste capítulo, finalmente aprendes como escrever programas completos realistas em Python. Vais escrever os teus próprios módulose aprender como usar outros da biblioteca padrãodo Python e de outras fontes.
O texto deste livro está organizado numa hierarquia: palavras, frases, parágrafos e capítulos. Caso contrário, tornar-se-ia ilegível muito rapidamente.1 O código tem uma organização ascendente mais ou menos semelhante: os tipos de dados são como palavras; as expressões e os enunciados são como frases; as funções são como parágrafos; e os módulos são como capítulos. Para continuar a analogia, neste livro, quando digo que algo será explicado no Capítulo 8, em programação é como se estivesse a referir o código noutro módulo.
Módulos e a declaração de importação
Vamos criar e usar código Python em mais do que um ficheiro. Um módulo é apenas um ficheiro de qualquer código Python. Não precisas de fazer nada de especial - qualquer código Python pode ser usado como um módulo por outros.
Fazemos referência ao código de outros módulos utilizando a instrução Python import. Isto torna o código e as variáveis no módulo importado disponíveis para o teu programa.