Capítulo 19. Sê uma pitonisa
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Sempre quiseste viajar no tempo para tentar lutar contra uma versão mais jovem de ti próprio? O desenvolvimento de software é a carreira certa para ti!
Este capítulo é dedicado à arte e ciência do desenvolvimento Python, com recomendações de "melhores práticas". Absorve-as, e também tu podes ser um Pythonista de carteirinha.
Sobre a programação
Primeiro, algumas notas sobre programação, baseadas na tua experiência pessoal.
A minha carreira inicial era a ciência e aprendi a programar para analisar e apresentar dados experimentais. Esperava que a programação informática fosse como a minha impressão da contabilidade - precisa mas aborrecida. Fiquei surpreendido ao descobrir que gostava. Parte da diversão era devido aos seus aspectos lógicos - como resolver puzzles - mas outra parte era criativa. Tinhas de escrever o teu programa corretamente para obteres os resultados certos, mas tinhas a liberdade de o escrever da forma que quisesses. Era um equilíbrio invulgar entre o pensamento do cérebro direito e do cérebro esquerdo.
Depois de ter enveredado por uma carreira na área da programação, aprendi também que esta área tinha muitos nichos, com tarefas e tipos de pessoas muito diferentes. Podias dedicar-te à computação gráfica, aos sistemas operativos, às aplicações empresariais e até à ciência.
Se és programador, talvez já ...