Capítulo 18. A teia, desembaraçada
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Oh, que teia emaranhada nós tecemos...
Walter Scott, Marmion
Na fronteira franco-suíça fica o CERN - um instituto de pesquisa de física de partículas que esmaga os átomos várias vezes, só para ter a certeza.
Em 1989, o cientista inglês Tim Berners-Lee fez circular pela primeira vez no CERN uma proposta para ajudar a disseminar a informação no local e na comunidade de pesquisa. Chamou-lhe World Wide Web e resumiu a sua conceção a três ideias simples:
- HTTP (Protocolo de transferência de hipertexto)
-
Um protocolo para clientes e servidores Web trocarem pedidos e respostas.
- HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto)
-
Um formato de apresentação dos resultados.
- URL (Localizador Uniforme de Recursos)
-
Uma forma de representar de forma única um servidor e um recurso nesse servidor.
Na sua utilização mais simples, um cliente Web (penso que Berners-Lee foi o primeiro a usar o termobrowser) liga-se a um servidor Web com HTTP, pede um URL e recebe HTML.
Tudo isto foi construído sobre a base de rede da Internet, que na altura não era comercial e era conhecida apenas por algumas universidades e organizações de pesquisa.
Escreveu o primeiro navegador e servidor Web num computador NeXT.1 A consciência da Web expandiu-se realmente em 1993, quando um grupo de estudantes da Universidade de Illinois lançou o browser Mosaic (para Windows, ...