Capítulo 6. Gerir várias equipas
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Bem-vindo ao mundo da gestão de várias equipas! Vamos falar sobre a gestão de várias equipas antes de falarmos sobre a gestão de gestores, porque embora estas coisas estejam relacionadas, não coincidem necessariamente. Provavelmente tens chefes técnicos a reportar a ti agora, e fazer malabarismos entre o trabalho de gerir diretamente mais de três ou quatro pessoas e o processo de compreender detalhes sobre o que está a acontecer num par de equipas significa provavelmente uma coisa importante: não estás a escrever (muito, nenhum, produção) código.
Quando criei a escala de carreira para o meu anterior emprego, a função de diretor de engenharia era normalmente o lugar onde uma pessoa começava a gerir várias equipas grandes. Vamos rever algumas das descrições da minha escada de engenharia:
O diretor de engenharia é responsável por uma área significativa da equipa de tecnologia. Normalmente, o diretor de engenharia lidera engenheiros de várias áreas de produtos ou de várias funções tecnológicas. Tanto os chefes técnicos como os colaboradores individuais respondem perante ele.
Geralmente, não se espera que o diretor de engenharia escreva código no dia a dia. No entanto, o diretor de engenharia é responsável pela competência técnica geral da sua organização, orientando e aumentando essa competência em toda a equipa, conforme necessário, ...