Capítulo 15. Nos bons e nos maus momentos
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
No início de 2022, havia cerca de 1,96 milhões de aplicações na Apple App Store e 2,87 milhões na Google Play Store , de acordo com a agência de aplicações móveis BuildFire.
De acordo com a mesma fonte, o proprietário médio de um smartphone utiliza 10 aplicações móveis diariamente e um total de 30 aplicações por mês.
Isto deixa muitos gestores de produto desiludidos.
Cito estas estatísticas não para ser fatalista, mas antes para criar a expetativa de que construir um produto destinado ao sucesso meteórico associado a empresas como a Apple, Netflix, Facebook ou Google é excecionalmente raro. Os grandes gestores de produto trabalham em produtos que falham a toda a hora. Não existem "melhores práticas", nem estruturas de priorização perfeitas, nem palavras mágicas Agile-cadabra que garantam o sucesso do teu produto.
Os gestores de produto que trabalham em produtos estabelecidos e bem sucedidos enfrentam o seu próprio conjunto de desafios que podem ser igualmente irritantes. As empresas estabelecidas tendem a tornar-se avessas ao risco, burocráticas e políticas, o que por vezes dificulta a implementação de pequenas alterações que têm um valor claro para o utilizador. Mesmo quando os números vão na direção certa - especialmente quando os números vão na direção certa - antecipar as necessidades dos utilizadores em rápida mudança ...