Prefácio do autor à segunda edição
A primeira edição deste livro foi escrita na primavera de 2017. Felizmente, não mudaste muito desde então.
Brincadeiras à parte, estou extraordinariamente grato pela oportunidade de rever e expandir este livro. Ao ler a primeira edição, fico impressionado com a forma como o meu pensamento mudou ao longo dos últimos quatro anos. Ao leres este livro, espero que te encontres a navegar em momentos semelhantes de incerteza e de sobrancelhas franzidas; ter confiança suficiente na tua própria perspetiva e experiências para discordar de algo que leste num livro é um bom sinal de que a tua prática de gestão de produtos está a amadurecer.
Para isso, fiquei impressionado com o facto de muitas das pessoas que entrevistei para esta edição se terem tornado profunda e justificadamente cépticas em relação a qualquer sugestão de que existe uma única "forma correta" de fazer gestão de produtos. Se pudesse resumir esta ronda de entrevistas numa única frase parafraseada, seria: "Quem me dera não me ter stressado tanto com o facto de 'a empresa onde trabalho não estar a fazer bem a gestão de produtos' e ter-me concentrado apenas em fazer o melhor trabalho possível."
Suspeito que muito disto tem a ver com o facto de muitos de nós já termos trabalhado em organizações suficientes para sabermos que ninguém tem tudo planeado. Suspeito também que, depois dos últimos dois anos, todas as declarações do tipo "Se fizeres estas coisas, tudo se resolverá para ti" soam muito ...