Capítulo 28. Já não os constroem assim
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Ninguém vive numa fundação
A Grande Pirâmide com 30% de conclusão: ou seja, com esforço
As grandes pirâmides são edifícios impressionantes e atraem hordas de turistas mesmo vários milénios após a sua construção. A atração resulta não só da maravilha da engenharia, como o alinhamento e o equilíbrio perfeitos, mas também do facto de as pirâmides serem bastante raras. Para além da nota de um dólar dos EUA, só as encontras no Egito, na América Central e em organizações de TI!
Porque é que os arquitectos de TI adoram as pirâmides
Pirâmides são uma visão bastante comum nos diagramas de arquitetura de TI e tendem a dar aos arquitectos, especialmente aos mais próximos da cobertura, uma notável sensação de satisfação. Na maioria dos casos, o diagrama de pirâmide indica um conceito de camadas com uma camada de base que inclui a funcionalidade normalmente necessária para as camadas superiores. Por exemplo, a camada de base poderia conter funções genéricas, enquanto a camada seguinte conteria funções específicas do sector, seguidas de funcionalidades para funções empresariais específicas e, por fim, a configuração específica do cliente(Capítulo 11).
Camadas é um conceito muito popular e útil na arquitetura de sistemas porque restringe ...