Capítulo 34. Liderar a mudança
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
A Ilha da Sanidade no Mar do Desespero
Não sejas votado para fora da ilha!
Demonstrar resultados positivos de uma forma diferente de fazer as coisas numa pequena equipa pode ajudar a ultrapassar a complacência e o medo da incerteza, sendo assim uma boa forma de iniciar uma transformação. No entanto, não devemos esquecer que os "pioneiros" dessas equipas têm uma tarefa duplamente difícil: têm de ultrapassar a dor da mudança e fazê-lo num ambiente que ainda se encontra na fase 1 do percurso de transformação. Isto é comparável a comer de forma saudável quando todos à tua volta à mesa estão a comer um bolo saboroso e o restaurante não tem nada de saudável no menu.
Para ter sucesso, precisas de acreditar firmemente e de perseverança. O equivalente de TI empresarial a tentar comer saudável na festa do bolo é tentar ser Agile quando demora quatro semanas a obter um novo servidor ou quando as ferramentas e o hardware de desenvolvimento contemporâneo não são permitidos porque violam as normas de segurança da empresa. Tens de estar disposto a nadar contra a corrente para efetuar mudanças.
Um trator a passar o carro de corrida
Um perigo particular de liderar a mudança com uma abordagem diferente é que as abordagens existentes e lentas são ...