Parte III. Comunicação
Arquitectos não vivem isolados. O seu trabalho é reunir informação de departamentos diferentes, articular uma estratégia coesa, comunicar decisões e ganhar apoiantes a todos os níveis da organização. As competências de comunicação são, por isso, fundamentais para os arquitectos. No entanto, transmitir conteúdo técnico a um público diversificado é um desafio, porque muitas técnicas clássicas de apresentação ou escrita não funcionam bem para assuntos altamente técnicos. Por exemplo, slides com palavras simples sobrepostas a fotografias dramáticas podem chamar a atenção do público, mas não vão transmitir os meandros da tua estratégia de plataforma de Cloud Computing. Em vez disso, os arquitectos precisam de se concentrar num estilo de comunicação que enfatize o conteúdo, mas de uma forma envolvente e acessível.
Não podes gerir o que não consegues compreender
"Não podes gerir o que não podes medir" é um slogan de gestão comum. No entanto, para que as medições sejam significativas, tens de compreender a dinâmica do sistema que estás a gerir. Caso contrário, não consegues saber quais as alavancas que deves puxar para influenciar o comportamento do sistema(Capítulo 10).
Compreender o que estás a gerir torna-se um enorme desafio para os decisores num mundo em que a tecnologia invade todas as partes da vida pessoal e profissional. Embora não se espere que sejam os próprios executivos a codificar uma solução, ignorar a evolução e as capacidades tecnológicas conduz ...