Parte II. Arquitetura
A definição de arquitetura não é uma tarefa fácil - parece haver quase tantas definições de arquitetura de TI como arquitectos em exercício.
Para além da arquitetura de software
A maioria das definições de arquitetura de software cita os elementos e componentes de um sistema e suas inter-relações. Na minha opinião, isso cobre apenas um aspeto da arquitetura. Em primeiro lugar, a arquitetura de TI é muito mais do que a arquitetura de software: a menos que tenhas externalizado toda a tua infraestrutura de TI para a Cloud pública, tens de arquitetar Network+, centros de dados, infraestrutura de computação, armazenamento e muito mais. E mesmo que o tenhas feito, continuas a precisar de uma arquitetura de implementação, uma arquitetura de dados e uma arquitetura de segurança. Em segundo lugar, a definição dos "componentes" em que te estás a concentrar constitui um aspeto importante da arquitetura.
Nota
Um gestor afirmou uma vez que não conseguia compreender os muitos problemas de rede, apesar de todas as coisas de rede "estarem lá". A sua visão era física: Os cabos Ethernet ligados a servidores e comutadores. A complexidade da arquitetura de rede, no entanto, reside na segregação da rede virtual, no encaminhamento, na tradução de endereços e muito mais. Diferentes partes interessadas vêem diferentes partes da arquitetura.
Três tipos de arquitetura
Quando se fala de arquitetura, as pessoas referem-se habitualmente a três conceitos bastante diferentes, todos ...